Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

2 Meses Depois Da Cirurgia


Hoje, dois meses após a cirurgia, fui até o consultório do meu cirurgião, Dr. Thiago, para ver como estava a minha recuperação. Ele disse que estava muito boa. Na semana que vem já vou voltar para as consultas com a ortodontista, vou tirar os ganchos e finalmente vou poder ficar sem elásticos. 
Ainda não posso comer normalmente, pois ainda é muito cedo para isso. Mas pelo menos vou poder comer Chester no Natal normalmente. 




Agora, só vou voltar a me consultar com o cirurgião na segunda semana de janeiro, preciso continuar com os exercícios para aumentar a abertura da boca que está em 29 mm e também para voltar a movimentar normalmente a boca, que ainda está meio rígida. 



Além disso, já posso voltar a escovar os dentes com escova normal e pasta de dente. Até agora estava escovando com a escova sueca e com Periogard. 
Não tenho mais o que contar por enquanto, mas vou colocar uma foto dos meus dentes antes e depois da cirurgia.


Grande diferença não é?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

1 Mês Depois Da Cirurgia



Bom, hoje eu estou completando finalmente um mês de cirurgia, não demorou para passar o tempo, mas confesso que passei um pouco de fome. Cheguei a tomar até vinte sopas em um mesmo dia. Na semana passada fui até São Paulo para uma consulta com o cirurgião, após uma limpeza ele me liberou para comer algumas coisas mais moles como massas, também me explicou como tirar os elásticos para poder me alimentar com maior facilidade, além de me passar alguns exercícios para fazer antes de recolocar os elásticos.
São exercícios fáceis, que incluem abrir e manter a boca aberta por dez segundos, fazer bico e abrir um sorriso e encher a boca de ar, cada um deles eu faço dez vezes depois do café da manhã, depois do almoço e depois do jantar, que geralmente são as horas em que eu retiro os elásticos.




Agora minhas consultas passaram de semanais para quinzenais. Sobre a escola, meu cirurgião me disse para fazer um teste e ir para a escola um dia para ver como eu passaria o dia, para então eu voltar para lá normalmente, tenho que tomar muito cuidado para ir para a escola, pois vou andando para lá todos os dias, no sol e dependendo do dia tenho que ir duas vezes em um mesmo dia. Além de ter que tomar cuidado para não bater o rosto.
Fui para a escola no primeiro dia com o meu tio, de carro, passei bem o dia, fiquei apenas com um pouco de fome, mas foi tudo bem. Agora estou indo para a escola de táxi.



No sábado, tive uma pequena queda de pressão ao ir até a frangolandia, que fica na mesma rua que a minha casa. Agora que estou comendo tomo apenas algumas sopas durante o dia, somente para complementar a minha alimentação, perdi alguns quilos após a cirurgia, agora estou tentando recuperá-los. Sei que vai demorar um pouco, mas eu tenho paciência. 
Antes que eu me esqueça, eu tinha alguns pontos localizados na lateral do meu nariz para mantê-lo no lugar e um pouco empinado, eles estouraram, mas segundo o Dr. Thiago não tem importância, pois se eles estouraram significa que os músculos do local já estão onde deveriam ficar. Ele disse que o ideal seria que os pontos ficassem um pouco mais antes de estourar, mas que não importa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

18º Dia De Recuperação


Resolvi tirar mais algumas fotos hoje, para poder manter o blog sempre atualizado, cortei o cabelo. Meu rosto já está bem menos inchado, nem aparece muito mais, o que é bom, já que em duas semanas eu tenho que ir pra escola e não ia gostar nada de ir com o rosto inchado.
Só para lembrar, não tive dor nenhuma até agora. Os pontos que o cirurgião tirou ontem estão bem fechados, não aparecem e nem doem. Não tenho muita coisa para contar hoje, pois não muda muito de um dia para o outro. 
Não paro de comer (beber) nem um minuto, antes eu mal conseguia começar a tomar alguma coisa e já parecia que eu estava cheia, no começo desta semana eu comia 4 ou 5 sopas por dia, agora eu já como 5 ou 6 e muito mais sorvete e suco do que antes. Nunca comi  tantos legumes em toda a minha vida, ainda bem que eu não enjoo deles, agora eu alterno entre a sopa de legumes e a sopa Vono de batata com cenoura, muito boa.




17º Dia De Recuperação

Hoje à tarde fui até o cirurgião para fazer uma limpeza semanal e para tirar alguns pontos, mas para a surpresa do cirurgião, minha cicatrização é tão rápida que a sensibilidade no local dos pontos, que deveria voltar em 6 meses ou 1 ano, acabou voltando em 17 dias e todos os pontos já estavam bem cicatrizados. Tirei praticamente todos eles uma semana antes do previsto, o próprio cirurgião disse que nem pensava em tirar todos os pontos hoje, doeu um pouco, na verdade doeu muito, depois o cirurgião escovou meus dentes e limpou todo o interior da boca.
Eu sai do consultório dele tremendo. A próxima consulta ficou marcada para a semana que vem, na 5ª feira. Agora eu fiquei mais a vontade, depois que tirei os pontos. Segundo o cirurgião, na semana que vem pode ser que ele me libere para comer algumas coisas moles e amassadas, finalmente algo que não seja feito de legumes.
Amanhã estou pensando em cortar o cabelo para mudar um pouco mais, depois eu coloco o resultado aqui. 
Por enquanto é só.

16º Dia De Recuperação

Depois de mais de duas semanas de recuperação, eu já me acostumei com a alimentação líquida e com as dores nas costas por dormir somente de um jeito e não poder virar. Eu tomo aproximadamente umas 5 sopas por dia, além de muito sorvete e sucos, mesmo assim parece que eu sempre estou com fome. Hoje eu resolvi  tirar uma foto dos pontos, pois amanhã pode ser que o cirurgião tire alguns. Minha sensibilidade do rosto esta voltando muito rapidamente, não sinto direito apenas em um local do rosto, não tive dor alguma até agora e espero que nunca tenha. Ainda estou tomando um dos antibióticos que o cirurgião receitou, já deveria ter acabado todos, mas esse eu comecei a tomar mais tarde devido a dificuldade que eu tinha em tomar ele em comprimido.
Ainda estou em casa, sem poder ir para a escola e sem poder fazer muito esforço físico, mas o tempo está passando bem rápido, creio que os 3 meses vão passar mais rápido ainda e eu logo poderei voltar à minha vida normal. Por enquanto é só isso que eu tenho para contar, amanhã após a consulta com o cirurgião, vou tentar postar alguma coisa no blog novamente.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

6° Dia De Recuperação

Hoje já me sinto bem melhor, não me canso por simplesmente caminhar do quarto até a sala, já fui até o quintal ver meus cães e fiquei um pouco lá tomando ar, coisa que eu não fazia a uma semana. Na quinta-feira,     recebi a visita da minha amiga Júlia, que me trouxe um presente, que eu amei, uma rosa e algumas cartas de alguns outros amigos meus e na sexta-feira recebi a visita de outras duas amigas minhas.
Agora já estou me alimentando melhor, não tive mais enjoos e nem estou mais tomando remédio para dor, já que eu não tive dor nenhum dia. Também não tive mais problemas com os outros remédios, o que foi muito bom. Ainda não consigo dormir direito, tenho muitas dores nas costas e atrás da cabeça, não sinto meu calcanhar, nem certos pontos da minha cabeça. 
Tenho passado a maior parte do dia assistindo televisão ou usando o computador para me distrair um pouco, e como só volto para a escola no mês que vem, vou precisar de muitas coisas para fazer em casa para passar o tempo. Mas até que ele está passando bem rápido, nem parece que já faz uma semana que eu fiz a cirurgia.

3° Dia De Recuperação

No terceiro dia de recuperação, as coisas já estavam um pouco mais fáceis, eu já conseguia beber no copo e não precisava mais das seringas, tirei os curativos e pude voltar para casa. Comecei a tomar o antibiótico que eu não estava conseguindo engolir mas que era fundamental para minha recuperação, não tive dor alguma, o que foi muito bom, ainda não sinto algumas partes do rosto, mas já sinto mais do que deveria para apenas alguns dias de recuperação. 
Não poder dormir de lado é o que mais me incomoda, ter que tomar apenas liquido não é tão ruim assim. Semana que vem acredito que já irei tirar os pontos do lado do rosto, ele incomodam um pouco, mas também não doem nem um pouco. Por hoje é só isso que eu tenho para contar, volto a postar mais em dois ou três dias.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Primeiro Dia Fora Do Hospital

O primeiro dia fora do hospital foi meio incomodo, eu não podia comer, não tinha energia, não conseguia andar direito, estava com um pouco de fome e estava muito cansada. Eu dormia o tempo todo, acredito que isso acontecia porque a anestesia ainda estava no meu corpo, eu não estava com vontade de beber aquilo que eu podia. Em nenhum momento o arrependimento passou pela minha cabeça, afinal, aquele era o meu sonho, realizado. Eu não conseguia acreditar que já tinha passado, até agora não acredito direito.
O inchaço me incomodava, e não tinha dormido direito a noite por não poder virar, por não estar em casa, e isso era a coisa da qual eu mais sentia falta, de casa, dos meus cães e principalmente da minha cama. O dia demorou para passar, eu não tinha nada para fazer, estava muito entediada. Mas não tinha nada para fazer sobre isso, era só esperar o tempo passar. E passou.

A Cirurgia

Acordei às 6 horas da manhã, peguei a mala e fui para o Hospital Nove de Julho, após fazer a ficha de internação fui levada até o apartamento onde eu iria ficar antes e depois da cirurgia, era no 8º andar. Chegando lá eu coloquei as bolsas de gel no frigobar, coloquei minhas roupas no armário, guardei a mala e fiquei esperando que alguém viesse. Logo chegou uma enfermeira que pediu para que eu tomasse um banho com um produto e colocasse a roupa do hospital. Depois me pesaram, tiraram minha pressão, minha temperatura, fizeram algumas perguntas e me pediram para esperar, pouco tempo depois a enfermeira veio novamente para colocar a agulha por onde iriam aplicar a anestesia.
Fiquei la esperando até que o anestesista chegou para aplicar um pré-anestésico e me levar para a sala de cirurgia, nessa hora já era umas 11h 30min, assim que ele aplicou eu já dormi.
Acordei aproximadamente 7 horas depois disso, na sala de cirurgia, cercada por médicos, assim que eu acordei me levaram para a sala de pós, eu coloquei as mãos no rosto, senti o inchaço mas nenhuma dor ou incomodo. Meu nariz começou a sangrar, o que me assustou um pouco, mas não muito, pois o cirurgião já havia me avisado que isso aconteceria. Depois disso me levaram para o apartamento, eu estava meio cansada e ninguém entendia o que eu falava, mas eu estava bem.
Já era por volta das 7h 30min ou 8h, então eu fiquei um tempo acordada e logo depois eu dormi, acordava de meia em meia hora porque meu nariz começava a sangrar e eu não conseguia me acomodar, mas passou rápido. No dia seguinte me levaram para fazer um Raio-X, mas eu votei sem fazer depois de desmaiar. Depois do almoço o cirurgião veio colocar alguns elásticos no aparelho, fazer uma limpeza e me dar alta, tiraram a sonda e fui embora do hospital.

Faltava 1 dia

Faltava um dia para a cirurgia quando eu resolvi tirar essa foto para colocar no blog para mostrar como eu era, depois vou colocar mais fotos do antes para mostrar a diferença. Faltando um dia para a cirurgia eu fui para São Paulo, o cirurgião lixou alguns dentes para que a mordida ficassem realmente perfeita após a cirurgia, ele pediu para que eu chegasse umas 7 horas da manhã no hospital para poder me acomodar no quarto e tudo mais já que a cirurgia seria às 10 horas. 
Na sexta-feira eu já fiquei em São Paulo para poder chegar cedo no hospital no dia seguinte. Aproveitei para comer algumas coisas antes de ficar três meses sem elas, entrei no MSN para não ficar pensando somente na cirurgia o dia todo, arrumei a mala que eu iria levar no Hospital, peguei os exames e fui dormir para o jejum passar mais rápido. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

2 Dias

Ontem fui até São Paulo para uma consulta com o cirurgião, fiz moldes, tirei fotos, fiz algumas medições e algumas outras coisas, após sair do consultório do cirurgião, fui até o CEAO para colocar ganchos no aparelho para a cirurgia, demorou um pouco para colocá-los e eles estão incomodando um pouco. Mas não é nada que eu não possa aguentar. Na sexta-feira irei ao cirurgião novamente para que ele diga a que horas eu devo chegar ao hospital no sábado e mais algumas coisas, na sexta acredito que já ficarei em São Paulo porque a cirurgia é cedo e eu acredito que eu precise chegar um pouco antes então já ficarei lá para não ter que viajar muito cedo, também preciso deixar algumas coisas na casa onde vou passar a primeira semana após a cirurgia, pois o cirurgião não quer que eu viaje no domingo quando receber alta e também prefere que eu fique por perto no caso de alguma emergência. Ainda não sei bem quanto tempo eu irei ficar fora da escola, acho que isso depende da recuperação. Confesso que agora que já está mais perto do dia da cirurgia eu estou com um pouco de medo, mas nada que eu já não esperava.
Na sexta após a consulta, tentarei contar como foi, lá de São Paulo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Faltam 4 dias

Depois de anos esperando, finalmente vou fazer a cirurgia esta semana, achei que ia demorar para liberar, mas até que não demorou. Já estou com tudo pronto, arrumado e comprado. Amanhã irei até São Paulo, no consultório do meu cirurgião para fazer preparação para a cirurgia, que já é sábado, apesar de saber que é uma cirurgia complicada, demorada e que possui um pós operatório difícil, estou bem tranquila. Não acredito que vou sentir muita falta de comida sólida, nunca fui muito de comer mesmo. 
Não vejo a hora de chegar o mês que vem para ver como ficou, mas por enquanto eu estou com pressa que chegue o sábado. Eu não tinha certeza absoluta de que seria este sábado, mas o anestesista irá tirar férias, então será dia 01 mesmo. Amanhã irei contar como foi a preparação de amanhã e tudo mais, nos mínimos detalhes.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Faltam 11 Dias

Depois de tanta espera, é de se esperar que eu conte as horas, os dias e tudo mais, e é isso mesmo que eu estou fazendo. Vou ficar em São Paulo durante uma semana depois da cirurgia, pois meu cirurgião não quer que eu viaje depois de muito pouco tempo da cirurgia ter sido feita, estou com as coisas prontas e as malas arrumadas a mais de um mês. Mas estou gripada, então preciso sarar em no máximo uma semana, pois gripada eu não posso fazer a cirurgia. 
Vou ficar fora da escola por um tempo, não sei exatamente quanto, pode ser um ou dois meses. Não que isso seja ruim. Por enquanto não tenho muito o que dizer aqui, vai ser mais interessante depois da cirurgia, mas enquanto isso eu vou contando como vão sendo meus dias até dia 01.

Preparação

Tive minha primeira consulta com o cirurgião dia 27 de Julho, ele me explicou tudo, e pediu que eu fizesse exames pré operatórios, me consultasse com um cardiologista e com um cirurgião vascular para que eles me liberassem para a cirurgia. Fiz tudo isso no começo do mês de Agosto, e aguardei que ele fizesse o planejamento da cirurgia. Após um tempo estava pronto, ele fez o pedido da cirurgia para o meu plano de saúde e marcou a cirurgia para o dia 10 de Agosto. Como ele já esperava, o meu plano negou a cirurgia, alegando que eu possuo  uma doença pré existente, após muitas ligações reclamando para o plano que era uma falsa alegação, já que existe uma lei que diz que o plano tem que cobrir a cirurgia ortognática, desistimos de ficar ligando e denunciamos a alegação e o plano para a ANS, tudo seguindo as instruções do cirurgião. Em uma semana o plano ligou e pediu que eu fizesse uma pericia com um cirurgião do plano para saber se eu realmente precisava dessa cirurgia. Eu fui na mesma semana para essa pericia e antes mesmo de chegar em casa o plano me ligou dizendo que eles estariam fazendo a cotação dos preços dos materiais pedidos pelo cirurgião. A cirurgia foi marcada para o dia 01 de Outubro. Não vejo a hora desse dia chegar, afinal são aproximadamente 5 anos de espera, ansiedade e nervosismo. Esses ultimos meses, com o processo de liberação da cirurgia e tudo mais apesar de complicados até que foram rapidos.

Antes da Preparação

À algumas semanas parecia que seria impossível que eu conseguisse realizar essa cirurgia, me lembro que à cinco anos, ao ir a uma dentista ela me disse que eu deveria fazer essa cirurgia, mas que ela só aconteceria quando eu completasse 18 anos. me lembro de ter ficado meio assustada e ao mesmo tempo ansiosa, afinal, eu só tinha 11 anos. Seria uma longa espera. Usei aparelho móvel por um tempo, até que ele quebrou, então ela me disse que eu deveria esperar que um dentista de outra cidade mandasse uma resposta a ela, dizendo o que ela deveria fazer agora. anos se passaram e nenhuma resposta. Tempo depois eu recebi uma ligação de uma amiga de minha mãe, ela me passou o telefone de outro dentista, esse dentista me encaminhou para o CEAO ACIEPE, em São Paulo, um lugar onde os dentistas fazem curso de pós graduação pela Universidade Cruzeiro do Sul. o dentista fazia curso lá.
Lá descobri que eu nunca deveria ter usado o aparelho móvel. No meu segundo mês de consulta lá, fui apresentada ao cirurgião, Dr. Thiago Correia, ele explicou como seria a cirurgia, mas eu ainda deveria esperar um pouco para fazê-la, pois deveria esperar até completar 16 anos, e eu tinha 13.
Após esses 2 anos e meio eu esperei ansiosamente os meus 16 anos, terminei minha preparação, extrai os dentes do siso e finalmente completei 16 anos.
 Continua..

Primeira Postagem

Eu estava pesquisando no Google sobre cirurgias ortognaticas e encontrei alguns blogs, achei interessante contar como é a cirurgia para as pessoas, então resolvi fazer um blog também, aqui vou contar como é minha vida antes da cirurgia, contar como foi a preparação, as consultas, os exames, e em duas semanas, assim que eu fizer a cirurgia, irei contar como ela foi, como está o pós operatório, a alimentação etc.
Espero que possa ajudar muitas pessoas que tenham dúvidas sobre a cirurgia, tentarei falar sobre todos os detalhes e ao mesmo tempo, não ser repetitiva. Responderei a qualquer pergunta que me fizerem com toda a sinceridade. E assim termino minha primeira postagem.